sábado, 17 de julho de 2010

Ambiente


A envolvência do local, nas quatro dimensões de espaço e tempo onde nos encontramos forma-nos, transforma-nos e influencia-nos sempre. A simplicidade e a veracidade de certos ambientes têm espaço suficiente para nos deixar ser simplesmente, Nós, sem aparências, sem preocupações, provocando uma sensação de bem-estar que nos preenche a alma.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Liberdade

A sensação de liberdade é verdadeiramente mágica e única. Quando nos sentimos livres, sem as amarras das obrigações, preconceitos e expectativas, simplesmente para estar, sentir e apreciar a nossa existência. Quando se encontra o que nos faz sentir assim não se pode desperdiçar, nem que seja por um momento

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Acaso


Quem é que diz às flores para crescerem no campo, por ordem aleatória e formar imagens bonitas?

Espinhos


As rosas são flores extremamente atraentes e alegram qualquer jardim, contudo ao contrário dos ouriços das castanhas, escondem espinhos que provocam cortes mais ou menos profundos, dependendo do cuidado ao arrancá-la.

O Ouriço Pica


A castanha tem uma carapaça protectora cheia de picos que a proteje dos dias mais frios, altura em que desabrocha. Este fruto faz-nos recordar que por baixo de protecções criadas, por vezes se encontram tesouros, basta ter a habilidade para os procurar. Quem diria que dentro do ouriço estão os frutos apreciados do Outuno?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Céu Não Tem Limites


O Ego é uma coisa muito complicada de analisar e compreender. Quando algo nos perturba ou fere, sentimo-nos como que um grãozinho de areia insignificante que voa no ar com uma dor gigantesca do tamanho do Universo. Por outro lado, se o nosso Ego é sobrealimentado, o Universo passa a ser nós próprios. Sempre ouvimos dizer que no meio é que está a virtude, pois bem, também com o nosso Ego precisamos de equilíbrio. O Universo é constituído por milhões de estrelas, planetas e galáxias e nós somos um pontinho pequenino do planeta azul, mas somos parte integrante do Universo e podemos ser uma importante parte. É bom termos noção da grandiosidade e da simplicidade que podemos ser, alimentar o Ego sim, mas até certo ponto.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Casa


Tudo o que faz parte da nossa criação, e envolve o nosso empenho e dedicação, adquire um afecto especial de apêgo e protecção e fica cravado para sempre na carne, a qual libertou o suor que materializa o esforço da construção daquilo em que acreditamos e lutamos. Ao mínimo sinal de ameaça, lá estamos nós com as garras de fora, defendendo a honra daquilo que faz parte do nosso Universo. Temos toda a legitimidade para reclamar o que é nosso, quando dedicamos até a nossa alma a algo.

sábado, 19 de junho de 2010

O Caminho


O caminho só pode ser o da frente!

Horizontes



Os pontos de vista são discutíveis, dependem sempre da perspectiva que cada um observa. No entanto, é doloroso se da nossa janela vemos a floresta e da janela do outro se vê apenas a árvore.

terça-feira, 15 de junho de 2010

O Burro


Os burros aqui não falam como em diversas fábulas ou em filmes conhecidos (como é o caso do Shrek), mas sabem bem aproveitar uma bela de uma sombra, enquanto estão descansadinhos e deitados a comer uma erva deliciosa e verde. Chama-os burros!!

O Mel


O mel é conhecido por ter propriedades benéficas e é um bem indispensável em todas as casas de mães e avós que se preocupam com o bem-estar das suas crianças (independentemente da idade) e a primeira coisa que nos é lembrada assim que sentimos o primeiro espirro e pingo no nariz: já bebeste o cházinho com mel? As abelhas são como as mães, trabalham carinhosamente para produzir um bem precioso que é o mel, as mães transbordam um carinho meloso pelos seus rebentos, os seus bens mais preciosos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mundo Paralelo


A fuga


Se pudessemos eternizar um momento, congelar o tempo num segundo e nunca mais sair, não teríamos que passar por dolorosos desafios que a cada dia, os obstáculos da vida nos coloca. Ter a capacidade para nos transportarmos para um mundo de ilusão como analgésico poderoso é uma arma, que como todas as drogas, tem que ser utilizada com precaução, pois cria uma forte habituação. Vicío «é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem», como tal tudo aquilo que poderá aliviar ou dar prazer terá que ser consumido com precaução, pois pode sempre acabar por nos prejudicar a nós e a quem nos rodeia. Como é bom termos a habilidade de nos teletransportarmos para mundos criados ao nosso gosto, não fosse a ofuscação que isso provoca e a dor que mais tarde, ou mais cedo, acaba por retornar em doses mais elevadas.

sábado, 12 de junho de 2010

O Jardim Encantado


A Beleza do Outono


O Palheiro


Há modos de vida tão próximos de nós geográficamente e tão distantes da forma como encaramos o mundo...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aromas Entranhados na Memória


A Memória tem cheiro e sabor! Não há sentido que mais aguça a memória, com todos os sentimentos vivenciados, vezes sem conta, do que o sentido do olfacto. O sabor e o cheiro da terra, entranhado nas laranjas, limões, nêsperas, damascos, ameixas, castanhas, avelãs, nozes, romãs, cerejas, figos, kiwis, dióspiros, amoras, morangos, medronhos e nos pêssegos deliciosos colhidos directamente da terra que os pariu, têm o carinho especial das raízes deste lugar. Para sempre vamos conhecer o sabor da verdadeira fruta, aquela que a natureza produz, sem pressas provocadas pelas leis do mercado!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Refúgio


Há locais, momentos e vivências que não devem nunca fugir das nossas memórias.
Aqui guardo o que não quero deixar escapar na passagem do tempo